quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vamos falar sobre Conduta Ética?



Afinal, o que vem a ser ético?
Existe diferença entre MORAL e ÉTICA?

Ética
  • É a Ciência do comportamento moral dos homens na sociedade. É a Ciência que estuda o que o homem deve ser, em função daquilo que ele é.
  • A ética estabelece um dever, uma obrigação, um compromisso.
Moral
  • Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto.
  • A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.
  • A moral portanto é algo pessoal e íntimo, mudando a cada sociedade, indivíduo e ainda situação.
Ética profissional
  • A Ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com a natureza e a finalidade de todo ser humano, por isso, "o agir" da pessoa humana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pela Ética: "o que é o homem" e "para que ele vive".
    Logo toda capacitação científica ou técnica precisa estar em conexão com os princípios essenciais da Ética. (MOTTA, 1984, p. 69)
    Considerações gerais
    Para se ter uma sociedade pacífica, ou seja, para podermos viver em grupo, é imprescidível adotar condutas de comportamento pré-determinadas, de maneira que haja benefício para todos. Nessas condutas estão inseridos educação, respeito, integridade, proteção, responsabilidade, transparência, cidadania, valor moral, justiça, lealdade e compromisso.
    E isso é valido no trabalho, vizinhança, escola, vida pessoal, no banco, no restaurante, enfim, onde quer que você esteja tem que haver um auto-controle para que sejam seguidas certas normas de conduta pacífica ou moral, visando manter a ORDEM.
    Profissionalmente falando, estas questões ganham outros atributos, pois, também estão relacionados com fatores econômicos, políticos e religiosos.
    Para usar-mos uma linguagem clara, diria que a Ética Profissional está ligada a conhecimento, comportamento em equipe, transparência, responsabilidade, imparcialidade, respeito, relação inter pessoal, resultado, perseverança, aprendizado, ambição (saudável, lógico!), honestidade, iniciativa e qualidade.
    Vale mesmo é uma simples frase que diz " Faça com ele o que você gostaria que ele fizesse com você em situação contrária". Melhor dizendo: "Amai ao próximo como a ti mesmo". Sim, porque, nesta frase o "amar" está relacionado com ATITUDE e não uma emoção ou sentimento.
    Partindo desse princípio, diria que todos nós devemos adotar um compromisso de agir de modo RETO, com LISURA. Isso é bem diferente de virar santo.
    Respeite para ser respeitado. É muito simples!
    No artesanato, quando se tem pouca ou nenhuma experiência, é natural que se pense, no primeiro instante, em COPIAR o que alguém fez de bonito. É natural que pense. Mas, daí a agir, há uma distância enorme. Como achar seu estilo próprio?
    Eu aconselho que você veja muitas imagens de produtos de diversas pessoas, e vá anotando o que você gostou. Daí, você começa a dar forma a seu estilo. Copiar não vai funcionar, não vai dar certo. Ninguém gosta do imitador. O plágio é uma tentativa oca de ser o igual ao outro. Mas, ninguém é igual. Aí está a beleza das diversidades. Quem copia pensa que não tem criatividade e isto é um auto-engano.
    Eu acredito em você porque sei que você tem todas as possibilidades. 
    Você tem EMOÇÃO? Então, você tem criatividade SIM.
    Você tem dificuldade em expressar suas emoções? Então, faça ARTE! Faça a sua arte.
    Assim, você também cuidará de sua emoção. E você verá o quão lindo és por dentro e isto é o que importa! Sinta-se em Paz consigo e com os outros. 
    REVELE-SE!
    SEJA VOCÊ MESMO!
    Beijo no coração!
    Kika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário