terça-feira, 5 de novembro de 2013

Tutorial Fio de Cabelo

Pessoal, vamos aprender à improvisar?

Temos que nos virar com o que temos e não vamos deixar as quinas das capas de nossos cadernos ficarem sem um bom acabamento por falta de uma ferramenta conhecida aqui no Brasil como fio de  cabelo.

Pelas minhas peramboladas por aí, não vi esta ferramenta sendo citada em blogs ou sites de outros países. Então... vamos ensinar como fazê-la, assim, ajudamos nossos amigos distantes.

Fio de Cabelo

Material:

Papelão cinza na medida 8x8cm
Papelão cinza na medida 2x12cm
Estilete
Régua metálica
Lápis

Passo a passo:

Corte o papelão cinza em forma de quadrado, medindo 8cm de cada lado.
E corte um retângulo medindo 2x12cm

Comece pelo quadrado...


Faça uma marquinha com um lápis em duas laterais juntas do quadrado, exatamente no meio dela. (4cm).
A estas laterais chamei de A e B.


Trace uma reta unindo estes dois pontos centrais dessas laterais.


Trace uma linha bem de leve na diagonal que vai da junção AB até a outra extremidade, conforme a imagem abaixo. Marque 3cm à partir do vértice, nessa linha pontilhada. Você verá que o ponto ficará após 0,5cm da linha azul. Observe a imagem abaixo.


Trace duas linhas retas à partir desse ponto, e que sejam paralelas às laterais A e B. 
Observe a imagem abaixo.


Com o auxílio de uma régua metálica e de um estilete bem amolado, corte exatamente nas linhas em azul da imagem. O corte tem que ser preciso, pois, o resultado não deve ter rebarbas. Nesse momento, evite tesoura para não sair torto.
O resultado será a imagem abaixo.


Cole a tira que mede 2x12cm de modo que una as duas extremidades do papelão e que forme um triângulo. Corte o excesso com uma tesoura ou com o próprio estilete, fazendo o acabamento de sua ferramenta. 


Observe que o local onde deverá ser cortada a quina do papel na forração das capas está em um único bloco de papelão A peça está inteira, facilitando o risco onde será o corte.


Espero que gostem!

Até o próximo post!

Kika.

8 comentários: