sábado, 2 de novembro de 2013

Depressão - Como melhorar a auto estima

Vamos continuar nossas postagens sobre a Depressão.
Vamos abordar sobre a auto estima.




Nem sempre é simples ter uma clara noção sobre a nossa Auto-Estima e como a melhorá-la. Para tal, é essencial uma rigorosa Auto-Observação e um Auto-Conhecimento muito profundo sobre quem somos realmente, para que seja possível reestruturar a Auto-Valorização.

  • Querer ter uma vida repleta de felicidade, de sucesso, prosperidade e realizações está nas nossas mãos e não nas dos outros. Quem não tem Auto-Estima, acredita que não merece e não consegue, então nem sequer ousa sonhar e muito menos estabelecer objetivos ou tomar decisões, que encaminhem a pessoa para a direção dos seus sonhos. Tudo está na nossa mente, o primeiro passo é sempre o início de uma longa viagem….e todas os grandes feitos já foram um dia o sonho de alguém.
  • A aceitação de quem somos, com qualidades e limitações é essencial e esta consciência de quem somos é que nos permite poder fazer um ponto de situação e assim inicial um processo de melhoramento e transformação.
  • Desenvolver o sentido de humor e permitir-se contagiar pela positividade e humor dos outros são bênçãos inatas de uns e aspectos a melhorar de outros. Dar apenas importância ao que realmente é importante. Desvalorizar os comentários depreciativos dos outros, se a intenção deles é afetar-nos Então, não vamos alimentar essa forma de sugar energia e roubar alegria.
  • Nunca esquecer que o que os outros pensam é apenas uma interpretação que eles fazem de quem somos e nunca, jamais, representa quem somos na realidade. Quem somos verdadeiramente apenas nós sabemos, assim como só nós conhecemos as nossas verdadeiras intenções e motivações.
  • É fundamental dedicar mais tempo em fazer coisas que nos façam sentir úteis, importantes e especiais. Dedicar o nosso tempo a fazer coisas para quem nos valoriza e quem não nos valoriza não merece qualquer esforço ou dedicação.
  • Libertar-nos de todas as pessoas que nos tentam diminuir e que estão constantemente a nos depreciar. Se não podemos fugir delas, vamos ao menos colocá-las no seu lugar e manter uma distancia de contato, “matar essa pessoa dentro de nós” e tirar-lhe a importância. Esta é uma forma de respeito próprio.
  • Não ter medo das responsabilidades ou de tomar decisões, se alguma coisa correr mal é uma excelente forma de aprender algo novo e aperfeiçoar a sua técnica e teoria sobre esse assunto. Ter a coragem de iniciar de novo e assim especializar-se sobre a matéria e tornar-se um especialista.
  • Ninguém está livre de se enganar, ou de errar, no entanto é típico dos sábios usarem os erros como um aliado ao crescimento. O Sábio sabe que a vida é perfeita e que quando se fecha uma porta, outras mais interessantes se abrirão.

O conhecimento profundo de como funcionamos, seja mentalmente, emocionalmente ou na forma como nos relacionamos, é um segredo poderosíssimo na descoberta dos nossos pontos fortes, aspectos positivos e também quais as nossas limitações. 

Através da Auto-Observação é possível ter uma nítida consciência dos aspectos da nossa forma de pensar, estar, sentir, agir e comunicar, assim, se pode dar inicio um enorme processo de transformação. A partir de uma profunda avaliação, torna-se mais claro decidir quais os aspectos que desejamos que sejam trabalhados, melhorados ou simplesmente reforçados. 

Este é um processo de mudança que pode dar início à descoberta de poderosos potenciais e uma verdadeira fonte de sucesso e realização pessoal.
O plano de ação para mudar determinadas características do nosso “Ser” deve ser real e alcançável no tempo (por exemplo a idade que temos não é uma mudança possível, assim como a altura…temos de ser realistas). 

Há características na vida e em nós que são inalteráveis. Nesse sentido, temos que ter a clara noção de qual a aprendizagem temos que ter com este ou aquele aspecto, e que somos obrigados a aceitar e transformar potenciais limitações em armas. 

Por exemplo, circula no YouTube um video de um moço com deficiências físicas muito limitadoras e ele usou essas limitações como uma forma de motivar os outros que mesmo assim tão limitado, quando ele cai (mesmo sem pernas e braços) ele consegue levantar-se, e contagia o mundo que mesmo assim quando ele cai levanta-se de cabeça erguida. 

A limitação física desta pessoa tornou-a mundialmente conhecida pelo seu poder de contagiar o mundo com a sua positividade, Auto-Estima é a força de viver. As lamentações jamais nos trazem mudanças ou melhoras, então, para quê perder tempo em se lamentar ou se mal dizer ????

Saber mais e mais sobre a própria Auto-Estima e como melhorá-la tem sido um segredo que se tem revelado a chave para uma vida de entusiasmo, felicidade e realizações. 

A baixa Auto-Estima é uma forma de cegueira que nos impede de acreditar que podemos ir, cada vez mais longe, na nossa vida e nas nossas realizações.

Eu sugiro que você releia este texto para que as idéias se firmem melhor no seu pensamento.

Anote em um diário todas as coisas e pessoas que lhe desagradam e veja uma forma de eliminar isso de sua vida. Tome as rédeas do seu destino. Você fará dele o que quiser.

Repita frases positivas todos os dias. Isso funciona como um mantra.
Não permita que os pensamentos te torturem... nem sempre estes pensamentos serão seus, ou... é a sua mente que está viciada em pensamentos negativos.

Então, use o mantra e cante a canção de Gonzaguinha, que está em outra postagem...

"... nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs...
     Deixe a Luz do sol brilhar no céu do seu olhar...
     Fé na Vida, Fé no homem... Fé no que virá...
     Nós podemos juntos, nós podemos mais..."

Fique na Paz!

Kika.


Nenhum comentário:

Postar um comentário