sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Tutorial Pamphlets

Olá, pessoas queridas!


Troxe um tutorial feito por Monica Colocci sobre um caderninho de anotações chamado de Pamphlets.
Ele é bem fácil de fazer e pode ser usado papel para scrapbook, ao invés de tecido laminado.

Agradeço à Monica Colocci por compartilhar seu conhecimento.

Imagem de Ana Rusche


PASSO A PASSO

Vamos aprender como fazer um caderno de notas bem fácil. Aqui mostrarei ele com a capa revestida em tecido, na verdade, é uma capa de papel que foi laminado com tecido, mas ela também pode ser feita com papel apenas desde que ele seja encorpado.
Para quem não sabe laminar, no meu site há um arquivo para baixar sobre laminação de tecidos, o arquivo é gratuito e todos podem ter acesso. O endereço do meu site é: http://www.papeteriechic.com.br
O caderno finalizado ficará assim:

image001

image002

Material necessário:

- 1 pedaço de tecido laminado sob folha de color plus 240 g medindo aproximadamente 15 x 21 cm
- 16 folhas A5 de color plus 80 g para o miolo
- 1 folha A5 80 g para o gabarito de perfuração
- agulhão
- espuma de eva ou cortiça para perfuração
- dobradeira
- agulha de bordado nº 22
- linha urso 00, mercê crochê ou linha 10, ou linha para encadernação encerada
- cera de abelha
- fita crepe
- estilete
- régua
- lápis
- arredondador de cantos (opcional)
1) Dobre as folhas do miolo ao meio, uma a uma.

image003

image004

2) Junte as folhas em cadernos duplos, colocando uma folha dentro da outra e passe a dobradeira sobre a dobra para vincar bem.

image007

image006

image008

3) Depois dos cadernos duplos estarem bem vincados, junte todos os 8 cadernos um dentro do outro formando um único caderno. Coloque então o mesmo sob um peso para assentar a dobra.

image009

4) Pegue a folha A5 que sobrou (veja lista de material) e dobre a mesma ao meio, como se tivesse fazendo um caderno, dobre ao meio no sentido longitudinal para marcar metade da altura do caderno.

image010

5) Marque o centro e depois vá marcando espaços de 1 em 1 cm para as perfurações.

image012

image013

image014

6) Perfure sobre as marcações e corte um pouco a largura deste caderno para diferencia-lo dos demais. Este caderno será seu gabarito de perfuração.

image016

image018

7) Pegue o pedaço de tecido laminado previamente e dobre o mesmo ao meio. Lembre-se que a dobra deve ser feita no sentido da fibra do tecido laminado. Ver explicações sobre sentido das fibras no meu post anterior.

image020

8) Coloque o miolo sobre o tecido laminado dobrado e corte mais ou menos na mesma altura do miolo. Este tecido agora será a capa do caderno.

image022

9) Coloque o miolo dentro da capa e dentro de tudo coloque o gabarito de perfuração. Prenda todo o conjunto com um binder clip.

image023

image025

10) Coloque o conjunto sobre a espuma de eva ou cortiça e perfure com o auxílio de um agulhão. Tome cuidado para que todos os furos fiquem bem centralizados ao longo da dobra do caderno.

image026

image027

OBS: Para facilitar este processo, você pode usar uma lista telefônica velha, abri-la ao meio e usar a mesma como um berço colocando o conjunto sobre ela e ir perfurando, seus furos sairão bem centralizados.

11) Aqui o caderno todo perfurado

image028

12) Corte a linha com 4 a 5 vezes o tamanho do caderno ou com mais sobra se assim desejar. Passe a linha 3 vezes por cera de abelha. A cera de abelha pode ser encontrada em lojas que vendem material para patchwork, encadernação ou em lojas de produtos para marceneiros. Você também pode optar por usar uma linha colorida já encerada.

image029

13) Coloque a linha na agulha, vamos usar linha simples, na ponta da linha dê uma laçada tipo forca.

image031

14) Vamos começar a costurar. Comece no 1º furo, mas somente dos cadernos, sem pegar o 1º furo da capa. Puxe toda linha até a forca.

image032

image033

15) Se quiser, coloque um pedaço de fita crepe para segurar a forca no lugar.
16) Saia do lado de fora da capa e puxe bem a linha, sempre horizontalmente em relação ao caderno. Entre no próximo furo e saia dentro do caderno, vá entrando e saindo até o final dos furos.

image034

image036

image035

17) Quando chegar ao final dos furos, volte entrando e saindo dos furos até o furo inicial onde tudo começou.

image037

image038

image040

Veja acima como deve ficar sua costura!!!
18) Ao chegar ao final você deverá estar do lado de fora do caderno. Entre novamente neste 1º furo, mas agora só na capa sem entrar nos cadernos.

image042

19) Dê um nó com a linha que estava presa desde o início neste local. Assim o nó fica embutido dentro da capa.

image044

20) Feche o caderno e marque onde faremos o refile. O caderno deve ficar com 14 cm de altura por 9 cm de largura. Corte primeiro um pouco, por exemplo, se o caderno tem 14,8 cm de altura faça a marcação do primeiro corte em 14,4 cm.

image046

21) Posicione a régua firmemente na primeira marcação, não deixe que a régua corra e não tire a mesma do lugar até finalizar o corte. Com um bom estilete comece a fazer os cortes, sempre com a lâmina do estilete bem rente à régua. Vá passando o estilete sempre da costura para fora do caderno, tirando, aos poucos, vários filetes de papel.

image050

image051

22) Terminado o primeiro corte, vire o caderno e marque o lado que ainda não foi cortado. Agora leve o tamanho do caderno para 14 cm. Você deve proceder da mesma maneira para o corte.

image049

image047

23) Marque agora a largura do caderno, ele deve ficar com 9 cm de largura. Faça o terceiro corte como os dois anteriores.

image052

image054

24) Depois dos 3 cortes feitos, corte os cantos com um arredondador de cantos. Se você não tiver um, pule esta etapa.

image056

25) Pronto!!! Aí está seu caderno. Deixe o mesmo sob peso por um tempo para que a capa assente no local.
Se desejar, coloque um elástico para fechamento, você poderá prender o mesmo com 1 ilhós.


DICA!!! Se quiser você pode passar um pouco de termolina leitosa com um pincel bem fininho na borda da capa, em toda volta, isto evita que o tecido desfie com o tempo.

Desejando pode passar na capa inteira com um rolinho de espuma sem molhar demais, antes de encadernar. Se fizer assim vai ter que esperar secar para encadernar.

Eu prefiro passar só nas bordinhas com cuidado.

Espero que tenham gostado…tentem fazer! Não se assustem com a quantidade de fotos, tutoriais de encadernação tem que ser assim bem explicadinho!!!


Beijo, Kika.

3 comentários:

  1. Kika se eu quiser enfeitar a capa como eu poderia fazer, se fosse com figuras de furadores, como deve proceder... Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabíola,

      Se for enfeitar com materiais de scrap, vc pode criar uma etiqueta grande escrita algo, tipo Vintage... ou colocar um plaquinha de chipboard escrito 'notes'...
      Vc pode colocar flor de papel com botão no miolo, ou um coração cheio de mini botões no corpo do desenho...
      Pode colocar um monograma ou fazer punch art... vale tudo!

      Excluir
  2. Obrigada, seu blog está nos favoritos!!! Lindo!

    ResponderExcluir