sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Depressão - Terapia Emocional

Continuando as postagens sobre a Depressão, hoje quero falar da Terapia Emocional.




A Terapia emocional é uma forma de ajudar as pessoas que estão em sofrimento e tumulto emocional e que, em consequencia disso, as suas vidas não fluem normalmente. 
Seja o sofrimento emocional provocado por uma crise pontual, ou por um problema específico a longo prazo, ou mesmo causas desconhecidas. 

Quando surge uma infelicidade persistente, uma depressão, apatia ou dificuldades nos relacionamentos com os outros, é importante tentar perceber qual a origem dessa instabilidade que se reflecte na vida da pessoa. 

A Terapia emocional ajuda cada pessoa a desenvolver a sua própria inteligência emocional tomando consciência de que a crença de que estar bem emocionalmente é a chave para uma vida feliz e saudável. Seu objectivo é ajudar as pessoas a uma integração positiva na sua totalidade de corpo, mente e espírito. 

Este tipo de terapia é acompanhada de um desenvolvimento pessoal, que ajuda a pessoa a equilibrar todas as áreas da sua vida para que esta crie um dinamismo e entusiasmo interior para conseguir deixar de ter como foco e dar um ênfase tão elevado a questões do passado que ganham uma relevância e importância excessiva para o que é considerado saudável.

Aprender a libertar a resistência à mudança é um dos passos fundamentais para fazer uma cura emocional.

A terapia emocional ajuda a resolver questões profundas como:

  • Raiva
  • Stress
  • Ansiedade
  • Auto-mutilação
  • Depressão
  • Perda
  • Baixa auto-estima
  • Problemas de relacionamentos
  • Problemas de saúde não resolvidos Físicamente
  • Sentir-se confuso, infeliz ou apenas emocional o tempo todo

Muitas vezes não nos apercebemos como estas questões emocionais podem impedir um livre fluir da vida, o fato de sermos pessoas instáveis, ressentidas, rancorosas, infelizes pode interferir na influencia que causamos às pessoas que nos rodeiam e isso limitar a fluência de coisas, pessoas e acontecimentos positivos para a nossa vida.

Como a terapia emocional ajuda?

Na grande maioria das vezes, o maior problema é que a própria pessoa não sabe qual é o seu próprio problema e muito menos qual a sua origem. Outras vezes tem uma ideia de qual a origem da sua instabilidade, no entanto não sabem orientar-se para a libertação das questões que trazem desequilíbrios emocionais e muitas vezes se refletem no físico. 

Acontece que muitas vezes podem sentir que estão sendo reprimidos e a repetem os mesmos erros do passado e seguem padrões de comportamento que se tornam inúteis e desgastantes, no entanto não conseguem estabelecer metas e ter iniciativas de mudança. 

Há uma sede enorme de mudança,  na sua vida, mas não sabe como pode iniciar esse processo, nem o que é essencial e útil, nem o que é supérfluo e desnecessário.

A terapia emocional pode ser feita pela própria pessoa através de auto-observação ou com a ajuda de um terapeuta especializado. No entanto a terapia é um método que ajuda o paciente a fazer a auto-observação e o caminho de libertação continua a ser uma tarefa do paciente. nenhum terapeuta pode fazer o trabalho pelo seu próprio paciente. 

O terapeuta muitas vezes, tem a missão de ajudar o paciente a apurar a “sua visão” e “consciência” sobre si mesmo, ajudando-o a responsabilizar-se por tudo o que acontece em sua própria vida e
ajudando o paciente a entender que “não escolhemos o nosso passado” mas somos responsáveis pelo que fazemos com o nosso passado e com a vida que estamos a construir no presente.

Há muitos métodos para nos ajudar a fazer uma auto-observação e a conseguir tomar a consciência dos padrões negativos, desde os livros de auto ajuda,  terapias de ajuda emocional`.

Metodos de terapia emocional – cursos de curta duração onde a pessoa faz o seu processo de mudança e cura interior


Existem vários métodos de libertação emocional, no entanto os mais eficazes são aqueles que “obrigam” a pessoa a responsabilizar-se por si mesma e pela sua própria vida. 

Então cada pessoa terá de escolher o seu próprio método de acordo com a vontade que tem de ser responsável por si e pela sua vida. Se a pessoa achar que não consegue fazer essa responsabilização por si, pode recorrer a terapeutas de terapias como a psicologia, hipnoterapia e outras terapias onde a pessoa é orientada por alguém que ajuda a construir um caminho. 

No entanto, a via melhor é sempre aquela em que a pessoa se responsabiliza por si e não atribui a cura a ninguém, apenas a si mesma. 

E para quem acha que é responsável suficiente e quer fazer um processo de harmonização e escolher ser feliz, pode optar por fazerem cursos que ajudam a fazer um entendimento claro de quem somos e como funcionamos, ao mesmo tempo que nos ajudam a reestruturar interiormente e a criar novas realidades internas que se irão refletir em toda a nossa vida.

Cursos e terapias de curta duração que ajudam a libertação emocional


Curso “Método Louise Hay” - Este curso permite que cada um de nós se encontre a si próprio através do auto conhecimento e de um potencial que passamos a descobrir.

Curso de PNL - Programação Neuro Linguistica – O que é a PNL? Estudo da nossa forma de pensar, como é a nossa estrutura subjetiva e de como podemos encontrar novas formas de pensar para obtermos melhores resultados

Terapias que ajudam na cura emocional


EFT – Terapia de libertação emocional – Esta é uma nova e poderosa descoberta que ajuda à cura interior e cura emocional, e combina duas ciências bem estabelecidas para que possamos beneficiar de ambas ao mesmo tempo:

Meditação como uma fonte de cura interior e cura emocional – Praticar meditação regularmente, pode trazer benefícios físicos e mentais significativos e ser assim uma excelente fonte de cura interior e cura emocional.

Yoga - Ayurveda, tratamento para a depressão – Cada vez mais a recorrência a terapias alternativas se torna uma solução mais credível para a cura de doenças e distúrbios comportamentais. A terapia e a massagem Ayurveda são cada vez mais uma alternativa de cura interior e cura emocional e consequentemente de cura da depressão e do transtorno bipolar.


O que é Arte Terapia? 



Em algum momento de nossas vidas, podemos encontrar-nos oprimidos pelas circunstâncias e pela intensidade das nossas emoções, muitas vezes destabilizadoras e difíceis de “controlar”.
A Arte Terapia vem nos ajudar a lidar com as emoções em forma de arte, que pode ser na música, pintura, dança, teatro e trabalhos manuais.

Eis aqui o nosso blog auxiliando a Arte Terapia como uma forma de nova atitude... nova oportunidade.


Fiquem na Paz!

Kika.

Extraído parcialmento de http://tratamentodadepressao.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário