quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Tutorial livro medieval em couro 2

Olá, pessoal,

Trouxe outro modelo de encadernação em couro no estilo medieval.

Como eu disse anteriormente, Alexandar Solarov é um artista e encadernador, e sua especialidade é couro. Convido-os a curtirem sua Fanpage acessando no link acima.

Aqui é outro exemplo de sua criação.

O projeto é feito no Corel Draw, transferido para um molde.
As letras douradas são feitas à partir de folhas douradas e uma espécie de carimbo em ferro quente.

Também existem vários modelos de marcadores elétricos de couro que decoram os trabalhos. 

A maioria das ferramentas usadas para gravar imagens em couro são as mesmas usadas ​​para gravar imagens em madeira. Este processo é chamado de pirogravura. Estas ferramentas são aquecidas eletricamente para queimar o couro. 

A imagem é desenhada em cima do couro com uma caneta ou com um instrumento de marcação e, em seguida, traçada com a ferramenta de gravação aquecida.


Observe que aqui nesta capa temos sobreposição de placas de papelão. Foi feito um vazado no canto direito e preenchido este espaço com uma peça em papelão no mesmo formato, porém, menor.
Observe que as bordas da capa foram esculpidas...


Aqui temos as placas de couro já riscadas, preparadas para serem coladas no papelão. 


O espaço vazado deve ser vincado cuidadosamente.
Depois, é a hora de decorar a capa. Pode-se usar tinta para couro...


Aqui foi feito uma espécie de carimbada e pintado com uma tinta dourada.


E, aqui, o livro finalizado, após a decoração com a marcação do couro.



Algumas informações adicionais:

Exemplos de couro


Imagem

Colando o couro

Na etapa com o uso de cola, fazemos o seguinte:
Couro com couro - cola de contato ou "sapateiro" (amarela)
Couro com papel - cola PVA branca extra

    

Umedecendo o couro

Para obter um resultado bonito quando se tratar de decorar o couro com carimbos e sem o uso do calor, o ideal é que o umedeça com água previamente, através de borrifadores em spray.

Instrumentos usados em couro:

Estilete





O estilete é uma ferramenta que se parece com uma caneta grande com um cabo que a conecta a uma tomada elétrica. O corpo é feito de um material que não conduz calor. Rolha de cortiça e borracha são os materiais habituais utilizados para efetuar a aderência no corpo. Uma das mãos segura o estilete, enquanto a outra segura o couro. A caneta facilmente desenha em cima do traçado feito de antemão.











Ponteira

A ponta de metal do estilete, onde a corrente elétrica é transformada em calor, é chamado de ponteira. A ponteira pode ser mudada para fazer um tipo diferente de arte no couro. As pontas mais amplas são usadas para fazer linhas grossas e as mais finas para criar linhas delicadas. Algumas pontas têm formatos de estrelas ou luas que são desenhadas no couro. Devido à grande variedade de tamanhos e tipos de ponteiras, elas são compradas separadamente da caneta.
Foto


Segurando o couro
Embora a caneta permita que uma mão livre mantenha o couro no lugar, o melhor é segurá-lo com algo mais permanente. Se ele é fino e será costurado com uma outra peça de tecido, use pinos para fixar o couro ao redor da área em que irá trabalhar. Coloque os pinos nos cantos, puxando bem o couro. Uma roda de tear também pode servir, mas certifique-se se é de metal para que ele não derreta caso a caneta o toque.


                        

Costura à mão


A costura no couro é feita após o uso do groover e do furador de pontas finas, demarcando os pontos exatos por onde as agulhas devam passar. A linha é encerada e a costura é feita com duas agulhas, quando é feita à mão. Pode-se costurar numa máquina especial para couros.

Comece a costura em torno da abertura superior.

Groover

São ferramentas de riscar o couro.

                                  


Beveling

São ferramentas de remover arestas no couro.

                                   


Furadores

São ferramentas de corte usadas para aplicar pinos, emblemas, fivelas, etc. Umas, são usadas com o auxílio de um batedor ou marreta de borracha. Outros, são tipo alicate.

                                

Vazadores

São instrumentos que cortam o couro, formando figuras.


Faca giratória







A faca giratória não é uma faca comum, ela é feita com uma extremidade curvada para apoiar o dedo e possui um movimento giratório na lâmina que permite que suaves linhas arredondadas sejam esculpidas no couro. Uma faca normal não teria a mesma suavidade para a feitura de linhas ou facilidade de manuseio. Ela é uma ferramenta que leva um tempo para que se acostume com o uso e exige um toque delicado, mas pode-se criar belas gravuras.



Carimbos
Uma ferramenta que requer menos sutileza é um carimbo de couro. Ele é geralmente usado com uma marreta. Os carimbos podem ser usados como um pincel -- um utensílio para modelar o couro e criar textura -- ou para fazer uma pequena imagem, sendo a principal peça da estampagem em questão.


   

Ferrete
Marcar é uma alternativa a estampar, o que cria um efeito levemente diferente. Um ferrete queima o couro. Ele pode ser usado como uma caneta, criando uma linha queimada, ou com um emblema aquecido que cria um pequeno símbolo ou textura no couro. Tradicionalmente, os ferretes são associados a marcação de gado, mas são ótimos para dar uma aparência única para diversos produtos de couro. Eles podem também ser usados sobre uma folha especial para dar um efeito metálico. Elas são fabricadas em várias cores.




Finalizadores

Um passo importante da finalização da gravação em couro é efetivamente terminá-la. Usar um finalizador ajudará a proteger o couro dos elementos e tintas podem ajudar a acentuar a peça esculpida. Há uma variedade de tintas disponíveis e algumas das novas marcas são menos nocivas ao meio ambiente e podem ser misturar umas as outras para a criação de uma nova paleta.


***

Bem, é isso!
Até o próximo post.

Kika.


10 comentários:

  1. Amiga ,muito obrigada ,suas orientações foram muito úteis para min.

    ResponderExcluir
  2. muito bom ja tentou encaderna livros famosos deixando eles com um aspecto bem proximo de sua historias? alguem nos EUA fez isso com os de Harry Potter e vendeu bem caro!! adoraria de ver isso no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Kika!

    Boa reportagem.

    Você sabe onde posso encontrar agulhas-leathercraft, acho que esse o nome, essa agulha tem um chanfro longitudinal onde passa a linha e é utilizada na sovela?
    Obrigado.
    Orlando

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde, desejo informações, de como eu posso entrar em contato com este artesão? Estou precisando muito de uma capa de couro para Biblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clique no link com o nome dele no início desta postagem. Abç.

      Excluir