terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Conversando sobre o perdão

Vamos conversar sobre o que eu aprendi sobre o perdão?

imagem da net

Quem de nós já passou por uma grande decepção? Quem já recebeu uma "punhalada pelas costas"?
Quantas lágrimas derramamos, muitas vezes em silêncio, no escuro do quarto?...
Quanta dor...

E parece que acontece com quem menos esperamos, não é verdade? Geralmente, alguém bem próximo é quem nos magoa profundamente...

Então, à proporção que a vida segue, vamos acumulando essas "dores" na alma, e vamos quase que esquecendo... afinal, o tempo é um santo remédio. 
Tempo vai, tempo vem... e vamos nos fechando numa concha... ficando mais sisudos... mais isolados, falando menos... saindo menos ainda... a tristeza vai SUTILMENTE tomando conta de nossas vidas. 

O tempo passa...
Junto com isso, vem os cabelos brancos. 
É verdade... já não somos os mesmos... marcas de expressão no rosto... flacidez dos tecidos... as vistas cansadas... certa indisposição... é, amigos, ... a idade pesa. E lá vem mais coisa acontecendo... a saúde também já é não é a mesma... o metabolismo diminui... há uma tendência a engordar... a pressão dá uma elevada... e por aí vai...

A maturidade é um momento especial, onde já não temos o vigor da juventude, nem aquela alegria 'esfuziante' de antes, mas, temos uma experiência de vida... já controlamos melhor nossos impulsos, já não frequentamos lugares agitados, já nos comunicamos mais com pessoas adultas, porque nossos filhos cresceram. Então, tudo muda.

Mas, para ter-mos saúde física, temos que trabalhar a saúde mental também.
"Mens sana in corpore sano"

***
Nas minhas andanças busquei muitos por quês...
Estudei a atuei como enfermeira por 22 anos e tive a curiosidade e a oportunidade de trabalhar em muitas áreas dessa profissão. 
Atuei em CTI adulto, infantil e neonatal... atuei em ambulâncias, as chamadas UTIs móveis... ensinei... trabalhei com gestantes soropositivas... pessoas com câncer... com obesidade mórbida... atuei em emergência pública... vivenciei muitas histórias... muitas... e cada vez mais aumentavam os meus por quês.

Então, procurando essas respostas, estudei sobre muitas coisas... Inteligência Emocional, Cromoterapia, Terapia Gerson, Iridologia, Terapia de Energização com as Mãos, Reike, Ioga, Metafísica... além de ler muito sobre muitas religiões: Catolicismo, Espiritismo, Umbanda, Budismo, Espiritualismo, Wicca, Judaísmo, Islamismo e até sobre Maçonaria.

Na minha forma de pensar, eu devo conhecer o que 'eles' pregam, para que eu possa compreendê-los.
Respeito profundamente as escolhas religiosas de cada um e nem devo discutir sobre isto. 
Eu buscava entender o mundo, a vida, as pessoas, queria entender melhor DEUS, o Universo, entender cada vida que se foi na minha frente naquelas UTIs, algumas, de forma tão sofrida...

Eu lhes falo sobre isso, meus amigos, porque foi depois de conhecer o "lado de fora", que  passei a me procurar no "lado de dentro". 

Sabe aquela música de Lulu Santos que diz...
..."Não adianta fugir
Nem mentir prá si mesmo...
Agora, há tanta vida lá fora...
E, aqui dentro, sempre, como uma onda no mar"...

Se não nos mexer-mos, não vamos consertar as tristezas que carregamos.


Aí, vocês me dizem... - Tá, Kika... mas, o que isso tem  ver com o perdão?


E eu respondo...


Cada vez que alguém nos feriu, nos enganou, nos trapaceou, nos esqueceram, deixaram de nos amar... enfim, cada dor que fomos juntando durante a vida, foram nos fazendo "aprisionar" esses fatos, estas pessoas em nós.

Passamos anos sofrendo com estas coisas, esperando um pedido de perdão vindo do outro lado e, como isso não vem, dizemos que odiamos aquela pessoa. E mantemos estas coisas agarradas à nossa alma, nos amarrando cada vez mais. 

E aí é que eu quero que vocês percebam que o aprisionado acabam sendo VOCÊS!

A outra pessoa continua vivendo normalmente...

Vocês já erraram?

Vocês, alguma vez, já magoaram alguém?
Vocês já omitirm coisas importantes que acabaram prejudicando outra pessoa?
Vocês já tiveram que escolher entre você ou o outro? E escolheu quem?

Você é capaz de entender que as pessoas têm idades (mentais e espirituais) diferentes, vivências diferentes, compreensões diferentes das suas?

Cada está num grau. 
Aceite isso!

Errar faz parte do crescimento humano. Entenda isso, também!

Você erra até hoje.... eu erro muito também.

Sabe porque dizemos: "eu NUNCA vou perdoar fulano"?

Porque não queremos perder o vínculo com este fulano. Não queremos que 'ele' vá embora de nossas vidas. Já pensaram nisso?

E querem que eu diga mais?

Vocês AMAM esse fulano.
Eu odeio significa dizer que eu sofro porque fulano não me amou o tanto que eu o amei. (ôpss... ainda amo e quero fulano aqui, em mim)
Amar aqui tem o significado de querer bem, tá?
Não adianta fugir, nem mentir prá si mesmo...

Gente, NÃO EXISTE O ÓDIO... OU MELHOR O CHAMADO ÓDIO É O AMOR NÃO CORRESPONDIDO. 


O ÓDIO É O AMOR INVERTIDO.


Perdoar é fazer esta compreensão aqui, ó...


Eu erro bastante porque estou me aprimorando a cada dia que passa e isto faz parte de meu crescimento.
Fulano erra bastante porque ele está se aprimorando a cada dia que passa e isto faz parte do crescimento dele.

Para esta compreensão, não é necessário que fulano te peça perdão.


Aliás, vocês é quem precisam se perdoar por terem carregado este "fardo" por tanto tempo.

Vocês precisam se perdoar por não terem tido essa compreensão antes. Por terem enviado pensamentos negativos pela raiva que sentiam dessa pessoa.

Quando enviamos pensamentos ruins a respeito de alguém, lembrem que a matriz, a origem, a fabricação veio de nós. Então... "contaminamos" a nós primeiro.

Mentalmente, agradeça ao Universo ter passado por esta situação para que fosse possível entender sobre o perdão. Libere esta(s) pessoa(s) de suas cordas mentais... solte-a(s)...

deixe-a(s) ir... envie Amor prá elas... vocês vão ver o alívio que vão sentir.

Isso é o Perdão.
Perdoar não é esquecer...
Perdoar é compreender!

Existe um componente da psico-filosofia Huna (proviniente do Havaí) que se chama Ho-oponopono.


Esta filosofia explica que nossa mente guarda recordações, muitas vezes, dolorosas e que ficam no inconsciente, interferindo em nossa relação com o mundo em que vivemos, com as pessoas que convivemos, com as experiências do dia a dia e que nos causam sofrimento, aumentando ainda mais este processo de internalização. 

Como as memórias não são percebidas, porque estão no inconsciente, muitas vezes, nem sabemos o por quê de nossas tristezas. Então, como tratar esse mal?

Agora vocês entendem porque o intelecto não dispõe dos recursos para resolver  estes problemas; ele só pode dar um comando de ação e reação para cada situação, baseado nesses "arquivos". 



Ao fazer o Ho’oponopono você pede a Deus, a Divindade, para limpar, purificar a origem destes problemas, que são as recordações, as memórias. Você, assim, neutraliza a energia que você associa à determinada pessoa, lugar ou coisa. 

No processo, esta energia é libertada e transmutada em pura Luz pela Divindade. E, dentro de você, o espaço que foi liberado é preenchido pela Luz da Divindade. 
Então, no Ho’oponopono não há culpa, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa, sua origem, nada...

No momento que vocês notarem dentro de si algum incômodo em relação a uma pessoa ou lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, pedindo à Deus:

“Divindade, limpe em mim o que está contribuindo para este problema.”

Então use as frases desta seqüência: 
“Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.” várias vezes.

Quando você diz “Sinto muito” você reconhece que algo (não importa se saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente. Você quer o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo.

Ao dizer “Me perdoe” você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar se perdoar.

“Te amo” transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo e religa você ao Divino.

“Sou grato” é a sua expressão de gratidão e fé de que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos.

A partir deste momento, o que acontece é determinado pela Divindade.
Vocês podem ser inspirados a tomar alguma ação, qualquer que seja, ou não. 
Se continuar uma dúvida, continuem o processo de limpeza e logo terão a resposta quando estiverem completamente limpos.

Perdoar é perdoar-se.
É reverter o amor que estava invertido. É transmutar-se. É curar-se.

É isso, amigos!
Isso que queria dizer, através dessas palavras, sobre o PERDÃO.



Até o próximo post.
Kika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário