quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Tutorial Livro Medieval em Couro 3

Olá, amigos!

Trago mais informações sobre um projeto de livro no estilo Medieval, gentilmente cedido pelo artista e encadernador Alexandar Solarov, que vive na Sérvia. Convido-os à acessarem o link acima e curtirem a Fanpage dele.


No grupo do Facebook (Artes Manuais com Kika Florence) temos a história da Encadernação, salvo em "arquivos", e lá, falamos sobre o estilo Medieval. 

Trago apenas a informação da confecção das capas, visto que este tutorial é indicado para as pessoas que já dominam a técnica de encadernação clássica. Então, a confecção do miolo é feita por meio de costura com a linha Urso.

Todo projeto deve ser, inicialmente, visualizado num programa virtual para, depois, ser "materializado".
Aqui, mais um projeto no Corel Draw...


Este projeto é impresso num molde e "esculpido" no papelão cinza. Observem que Alexandar colou um papel vermelho no pedaço do papelão, para dar maior detaque aos locais a serem preservados da "dissecção".
Assim, foram criados os carimbos que, prensados, dariam o efeito baixo relevo na capa.
Estes "carimbos" devem ser guardados para outros projetos, claro!


Antes da forração das capas, Alexandar contorna a moldura desenhada no papelão, escavando-a precisamente com finos estiletes, formando um sulco.  Depois, tudo é lixado suavemente.

Esta etapa de forração do couro mais fino no papelão é feita com uso de cola PVA branca extra. Cuidadosamente são vincadas as partes da moldura. Observem as bordas da capa, também esculpidas.


A lâmina dourada é aplicada e, em seguida, é colocado o "carimbo" feito com o papelão esculpido anteriormente, sob forte pressão, formando o baixo relevo na área dourada.


Depois, continua a decoração com o acréscimo de brasões prontos aplicados e a douração das letras, por processo de carimbos aquecidos eletricamente.

Observe que a capa traseira não recebe douração.


Agora é a vez da lombada... tudo sob prensa e douração...


A forração das capas já finalizadas...


Show!!!!!


As guardas geralmente são feitas com papel marmoreado devido à película que é formada à partir desta técnica, garantindo maior durabilidade ao livro em branco.

Caixa e livro, prontos.
Observe a douração das letras na caixa também.


Agradeço imensamente a generosidade dessa pessoa tão talentosa e amiga e que tem o Amor ao próximo em seu coração - Alexandar Solarov.


***

Até o próximo post!
Kika.

5 comentários:

  1. Olá kika, ótimo trabalho.
    Duas perguntas: essa pressão em cima da área dourada tem algo de quente ou é a frio mesmo? Qual é essa película, foil ou folha de ouro?
    Grato. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, marcos!

      Essa técnica chama-se aplicação de foil (lâmina dourada) e tem uma cola própria. É tudo à frio. Abç.

      Excluir
  2. Olá, boa tarde! Como posso prensar esse carimbo feito de papelão? preciso de alguma máquina especial? E a douração é possível fazer de forma "caseira"? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A prensa é feita com a máquina de prensar mesmo.
      A aplicação do foil pode ser feita em casa. Vc compra as lâminas na sua cor preferida e também a cola própria. Geralmente encontra isso em lojas de material para silk screen.
      Abç.

      Excluir