quarta-feira, 26 de março de 2014

Ferramentas importantes na encadernação

Pessoal,

Dando continuidade à explicações sobre encadernação, já que é o marcador mais lido neste blog, e tendo em vista muitas dúvidas à este respeito, resolvi postar informações sobre ferramentas que permitem a otimização do tempo e a melhoria da qualidade de nossos livros em branco ou cadernos.



Vamos listar as partes de um livro




Vamos falar de prensas...

Prensa é uma ferramenta que segura, aperta, achata ou comprime algo.
Na encadernação é importante que se tenha uma para cada finalidade, para que o resultado seja de qualidade e a otimização do tempo nos permita o aumento da produção, em determinado período.

Prensas industriais obviamente são dispendiosas. Porisso, a saída são as prensas domésticas que, afinal de contas, é onde se monta o primeiro ateliê.


1- Prensa manual

Ela é ideal para preparo de miolos, de capas e do caderno pronto também.
Suas medidas devem atender às suas necessidades, ou seja, a prensa de ser maior que o tamanho dos cadernos ou álbuns que você vai produzir. Outro ponto importante é que você deva colocar dus placas de mdf entre as placas da prensa, para garantir uma pressão uniforme e precisa.

Este é um modelo mais compacto, mais pesado e que ocupa um maior espaço no seu ateliê. Também, ao se deslocar para outro ambiente, ficaria difícil carregá-la livremente.


Esta prensa é bem compacta, leve e ocupa menos espaço em seu ateliê. Este é o modelo que eu recomendo para quem esteja iniciando na arte da encadernação.


2- Prensa de encaixe manual
Este modelo permite o preparo da lombada para a costura, serrotando-a,  e também, na fase final de seu acabamento.

Esta é a prensa de modelo mais antigo. Também ocupa muito espaço e é bastante pesada, além de seu custo alto.


Este modelo é bem funcional, mas, deve ter um custo mediano.


  
Este modelo é bem básico, porém, no meu modo de ver, não é o adequado, visto que o miolo do caderno fará o suporte da prensa na mesa, funcionando como base da mesma. 
Neste caso, corre-se o risco de amassar as páginas desse miolo.


  
Bem... este é o meu modelo preferido porque tem baixo custo, é leve, fácil de transportar e ocupa menos espaço. Basicamente, são duas placas compridas na posição vertical e paralelas entre si , uma base com dois pés e duas placas horizontais em cima, uma fixa e outra móvel, de frente uma para a outra. Este é o local onde colocaremos o miolo para ser seguro deixando a lombada para cima, onde será trabalhada.


3- Placas intermediárias da prensa
São duas placas soltas que ficam entre as placas da prensa.

Estas vincam a calha do livro com lombada curva

Placas bem lisas


4- Prensa para furação de capas e miolo na encadernação Japonesa

Esta prensa é exclusiva para a furação de capas e miolo na encadernação Japonesa.
Observe que a barra de ferro prende o caderno, fixando-o bem, facilitando, assim, a furação que deve ser feita com mini furadoras elétricas ou furadora manual.

                               

Tem também o furador e o vazador
      


5- Prensa improvisada


Duas placas de madeira presas com sargentões



6-Teares

São ferramentas usadas para facilitar a costura do miolo quando de utiliza faixas ou cordinhas de algodão.

Este é um tear antigo.

Estes são modelos de teares de encadernação bem leves, de fácil manuseio e baixo custo.




NOTA IMPORTANTE:
É extremamente difícil encontrar quem forneça estas ferramentas de modelo mais simples, menores e que tenha um custo baixo... mas, descobri uma pessoa no Facebook que produz e as envia para todo o Brasil.
Procurem-na aqui: Val Mag ou Valéria Magalhães


E... como já dizia minha avó:
" - Quem não tem cão, caça com gato! "





***

Até o próximo post!
Kika.

6 comentários:

  1. Oi, eu confecciono quase todas essas ferramentas. No face: Joel Franz, veja álbum de fotos: fabricação de livros sob encomenda: tem fotos de todos os modelos de ferramentas que fabrico. Não são só funcionais: são cópias de modelos medievais, feitas pra serem bonitas também. Adicionem-me. Parabéns pelo site, vamos trocar figurinhas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Joel. É preciso deixar alguma informação mais precisa. Procurei no Face e vi dezenas de homônimos. Assim fica difícil te encontrar. Meu e-mail para contato, se porventura essa informação chega ao senhor é: flaviold@outlook.com, o mesmo do meu Facebook.
      Obrigado.

      Excluir
    2. Amigo, lhe procurei no face, mas não o encontrei. Se puder me adicionar, Carlos Souza, pois tenho interesse em uma das prenss artesanais. Grato

      Excluir
  2. Olá.
    Tenho a prensa artesanal
    O site é www.lojaboafesta.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz em ver no seu Blog fotos de equipamentos feitos por meu pai, o Sr. Helio. Além da prensa para encadernação japonesa e do bastidor, ele também produz prensa horizontal, prensas de mesa com um e dois parafusos e diversos tipos de tábuas. Tudo isso com seus 83 anos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kika, aqui na Corrupiola também fabricamos algumas ferramentas, como berço de encadernação e prensas.
    Nosso site é http://corrupiola.com.br/

    ResponderExcluir