quarta-feira, 26 de março de 2014

Aula básica sobre encadernação

Olá, amigos !

A maioria das visualizações deste blog são referentes à encadernação artesanal.
Portanto, já que muitos visitantes gostam desse tema e a maioria ainda não teve cursos presenciais, quero colaborar com informações importante na arte da Encadernação Artesanal.



Primeiro ponto:

Conheça o mercado a respeito de seu produto: quais artesãos se destacam mais, valores, modelos mais comuns, as variedades de projetos deste mesmo produto, pesquise a opinião das pessoas sobre quais modelos se interessariam, o que não gostam nesse tipo de produto, pontos de vendas, público alvo, divulgação... enfim, domine todos os ângulos desse negócio.
Conheça o que está sendo feito sobre este projeto no mercado e pense em algo diferente, mas, que tenha a ver com a estação do ano, datas festivas, cores e padronagens da moda, quais as possíveis embalagens, etiquetas e tags...
Tenha em mente seu projeto, risque-o num papel e veja quais materiais serão necessários para produzí-lo.
Faça um teste com a confecção de um produto.
Observe possíveis erros, combinação de cores, material usado, a sequência das etapas.
Mostre à outras pessoas o projeto pronto e ouça atentamente suas opiniões, ainda que tenham gostos diferentes dos seus. Anote tudo.

Então, parta para a etapa de produção em série.

Para organizar melhor seu tempo, divida as etapas do projeto e faça cada etapa em um dia diferente e sequenciado.
Por exemplo:
Um dia somente para o corte do papelão e papel para o miolo e guarda.
Outro dia somente para a laminação dos tecidos e seleção de linhas, elásticos e enfeites.
Outro dia somente para o preparo dos miolos.
Outro dia para a confecção das capas
Outro dia para a finalização do produto.
E, o último dia, para fotografar suas criações, pensando que: você não vende um produto... e, sim, sua imagem. Pense no ambiente a ser fotografado, iluminação, câmera de boa qualidade...


Segundo ponto:

Escolha do material...
Tipo de papel

Qual a utilidade de seu caderno? (já que estamos falando de encadernação)... bloquinho, post it, fichário, álbum, sketchbook, diário, caderneta?

Se é para escrever apenas, o papel pode ser o off set ou sulfite 75g/m², ou pólen.
Se quiser algo mais diferenciado, use o Canson Vivaldi 120g/m² que tem 26 cores diferentes.
Se é para aquarela (sketchbook) o ideal são os papéis Montval e Arches, da Canson.
Se é para desenhistas o ideal é o C’A Grain Canson.
Se é para ábum, use o Canson A3 180g/m²
Se é para tinta acrílica, use o Acrylic Canson, ou tinta à óleo, use o Figueras. Porém já existe um papel para estas duas modalidades de pintura juntas, que é o Papel Arches® Óleo, da Canson.

Conheça este site e saiba mais...  http://www.papeldearte.com.br/


Sentido das fibras no papel e papelão

Use a dobra dos fólios no sentido das fibras desse papel e paralelas à sua lombada, que também terá seu lado maior no sentido das fibras do papelão!


Durante o processo de fabricação de papel as fibras tendem a se arranjar na direção de movimentação da tela formadora da máquina. Desta forma, podemos dizer que, o papel, quanto ao sentido de fibra, se distingue em duas direções: – Longitudinal e Transversal.

A fibra de celulose possui características higroscópicas, ou seja, possui característica de absorver ou perder umidade de acordo com a condição do ambiente. Esta característica relaciona-se com a estabilidade dimensional do papel que, ao passar pelo processo de impressão offset, quando em contato com solução de molhagem na impressão, pode sofrer com a abertura do papel causando dificuldades para a realização de controle do registro de impressão (encaixe das cores em impressão tipo de arte reticulada e cromia).

A fibra do papel no sentido transversal sofre maior característica de inchamento, do que no sentido longitudinal. Desta forma, recomenda-se que o papel em folhas que for utilizado na impressão offset plana deva ser alimentado com o direcionamento de fibras no sentido paralelo ao de alimentação da impressora.
Então, a ação do processo de impressão quanto ao umidecimento será no sentido longitudinal do papel não causando dificuldades no controle de registro do impresso.

Para identificar em uma resma ou skid em qual sentido a fibra do papel esta alinhada, basta observar na etiqueta o formato. A fibra estará sempre direcionada na direção do segundo número identificado no formato. Ex: 66×96 cm a fibra estará na direção que terá 96 cm dentro do formato da folha. 
Caso o papel não seja alimentado na impressora em seu formato original, pode ser comprado o papel com sentido de fibra inicial invertido, para que, quando seja feito o aproveitamento com a realização de corte na guilhotina, o mesmo, ao final, possa ficar com o sentido correto de alimentação na impressora.




Existem outros métodos de se identificar também o sentido de fibra em uma folha de papel. Um método simples é realizar um rasgo no papel tanto no comprimento quanto na largura do papel. Após realizar este rasgo observa-se em qual deles haverá maior simetria. O lado mais simétrico é caracterizado pelo sentido de fibra do papel (longitudinal) o outro sentido será o contrário a fibra (Transversal).



Outro modo de saber esse sentido é cortar duas tiras de papel numa mesma folha: uma longitudinal, e a outra, transversal;
Tendo as duas tiras do mesmo tamanho (altura e largura) coloque-as entre o polegar e o indicador e faça um movimento para o lado, deixando que as tiras caiam naturalmente. A tira que oferece mais resistência é a que está no sentido fibra.





Algumas dicas sobre o sentido da fibra:

As folhas sofrem mudanças menores se as fibras estiverem paralelas ao eixo dos cilindro de impressão, diminuindo as variações de registro, provenientes da deformação do papel.

Materiais que precisam de sustentação como display ou calendário de mesa, por exemplo, precisam que o lado fibra fique (em pé) perpendicular a base da peça.

As operações de corte e dobras são executados com mais facilidade quando colocados paralelos às fibras do papel.

A colocação do lado fibra do papel paralelo a lombada permite menor deformação e mais resistência em materiais encadernados

Para conferir resistência nas embalagens cartonadas, as fibras do papel devem estar paralelas a maior dobra.


Outros pontos são:

A escolha das ferramentas e técnicas.

Aqui tem paps sobre ferramentas que você pode fazer:


Se vocês quiserem comprar uma prensa artesanal bem bacana e que funciona bem, além de berço e réguas, fale com a Val Mag no facebook.

  



O cuidado com as etiquetas e embalagens

Você não vende apenas o produto... a embalagem também conta muito!
Já discutimos isso AQUI

Veja também...

***

Espero ter ajudado.
Dúvidas? idéias? Entre no grupo do facebook "Artes manuais com Kika Florence"

Até o próximo post!
Kika.

Um comentário: