terça-feira, 11 de novembro de 2014

Tutorial flocagem em caixas e porta trecos




Olá, pessoal!!!!

Andei sem postar aqui no blog por um tempo pois atraveso momentos delicados da vida (quem não os tem, não é?).
Bem, tudo passa...

Eis-me aqui de volta.
Trouxe um tutorial sobre flocagem... aquela técnica que dá um efeito de camurça nas peças emcartonagem e MDF.


Vamos aprender?
A fonte veio daqui: http://taysrocha.blogspot.com.br/2014/07/pap-como-fazer-flocagem-ou-efeito.html#more


Materiais:

Peça em MDF os papelão
Tinta PVA fosco na cor desejada
Lixa P320
Pincel nº 18
Floco Color na cor desejada
Adesivo Permanente True Colors




Passo a passo:

1-
Comece escolhendo a cor de fundo, que deve ser do mesmo tom do Floco Color a ser aplicado. É importante que os tons sejam, senão iguais, muito parecidos.
A cor de fundo vai proporcionar um melhor fechamento da cor do Floco, deixando o acabamento mais perfeito e uniforme, e caso haja alguma pequena falha na aplicação do Adesivo Permanente ou do Floco Color, a cor de fundo sendo a mesma, fica praticamente imperceptível.


2-
Aplique uma demão da cor escolhida com pincel macio, aguarde secagem e verifique, se estiver transparente, aplique uma segunda demão. Aguarde secagem.


3-
Depois do fundo pronto e bem seco, aplique uma demão do Adesivo Permanente em toda superfície a ser flocada, usando pincel macio ou de cerdas brancas. Ao ser aplicado a cor é esbranquiçada e ao secar ele torna-se incolor. O Adesivo Permanente atinge um ponto de mordência, ele fica grudento ao toque, é um processo de colagem a seco.


4-
Depois de seco aplique mais uma demão do Adesivo Permanente, essa segunda aplicação é necessária para aumentar a fixação do Floco Color, e também como precaução, caso tenha faltado adesivo em algum ponto na primeira aplicação.

ATENÇÃO: 
Não tentem fazer essa técnica usando cola branca ou qualquer outro tipo de cola úmida, não funciona, faz uma sujeira imensa e o acabamento fica péssimo.


5-
O Floco Color é um pó obtido à partir de fibras de nylon de alta qualidade, é peneirado várias vezes, o que assegura uma qualidade excelente, fácil manuseio, e é livre de grumos. Após secagem total do Adesivo Permanente comece a aplicar o Floco Color, coloque pequenas porções e vá espalhando delicadamente com as mãos, apertando bem.


6-
Pressione bem nos cantinhos e detalhes, quando houver. Aplique dessa forma em toda a peça, onde o pó entrar em contato com o Adesivo já adere e faz o fechamento. Coloque a quantidade de pó que julgar necessário e mais confortável para trabalhar, lembrando que o excesso é 100% reaproveitado.


7-
Depois de terminar a aplicação retire o excesso do Floco Color sobre uma superfície bem limpa, tudo o que sobrar pode ser guardado e reutilizado em novos trabalhos. você pode usar um pincel de cerdas brancas para varrer delicadamente os excessos dos cantos.


Obs:
Como saber que a aplicação está correta e o acabamento perfeito? Essa é uma das perguntas e dúvidas mais frequentes que recebo. Eu tenho por hábito voltar a peça contra a luz, se a luz refletir e aparecer transparência ou brilho, é sinal de que está faltando pó de flocagem. Esse brilho (tipo verniz) é o Adesivo Permanente aparecendo, e quando isso acontecer, reforce a aplicação nesses pontos.


O resultado final é um acabamento lindo, perfeito, que valoriza e complementa nossos trabalhos. Caso tenha ficado alguma falha em algum ponto, há como corrigir repetindo as etapas desde o início somente no local onde há problema.
Cuidem com unhas longas, elas podem deixar marcas que é difícil corrigir depois. 
O acabamento da borda da tampa pode ser feito com lixa P320 que retira os excessos de Adesivo e Floco sem arranhar a peça.


Abaixo algumas outras opções de cores pra vocês.








E, então?
Lindo, não é?

Aqui vocês encontram todas as cores fabricadas pela True Colors.

Até o próximo post!

Kika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário