domingo, 2 de fevereiro de 2014

Tutorial refilando de modo rústico

Oi, gente boa!

Touxe um pap bem legal sobre o refilar do miolo na encadernação.
Este pap foi criado pela encadernadora Monica Campos (ex Colocci).

Refilando à mão

Hoje quero falar sobre como dar um ar mais rústico aos miolos de nossos cadernos, uma vez que nem sempre é possível ter aquelas guilhotinas profissionais que cortam várias folhas ao mesmo tempo ou um plough que também nos auxilia nesta função e sei da dificuldade que muitos têm em refilar seus miolos com estilete. Sendo assim, resolvi dar algumas dicas sobre os cortes manuais de papel, aqueles que deixam nossos cadernos com uma carinha bem rústica.
Conheço algumas formas de fazer isso, pretendo aqui mostrar algumas delas, as de mais fácil acesso, é claro!
1ª) Faca de cozinha sem serra (aquelas que usamos para legumes) – no caso de usarmos uma faquinha desta temos que tomar cuidado de tirar o fio dela, deixa-la “cega” de modo a não nos cortamos, para isso basta passar a lâmina da faca em uma lixa mais grossa até tirar o fio dela.
769115








2ª) Dobradeira de osso – tem que ser de osso mesmo, pois elas podem ser afiadas com uma lixa fina caso você ache que ela não está cortando direito. Um procedimento que é recomendado é lustrar ou dar um banho em óleo de oliva ou mineral para hidratar o osso e evitar que a dobradeira fique fragilizada, lembre de tirar bem o óleo antes de usar a dobradeira no papel novamente, por isso é bom ter mais de uma dobradeira, pois enquanto uma está sendo condicionada a outra pode ser usada. Este banho de óleo também faz com que a dobradeira deslize melhor quando for cortar o papel.
Dobradeiras de osso








Para fazer cadernos A6, você precisa de folhas A5 e para ter folhas A5 com pelo menos 2 bordas rústicas temos que partir da folha A3. Dobramos a folha A3 ao meio e cortamos com a dobradeira ou faca dividindo-a em duas partes, assim teremos folhas A4, e então dobramos novamente estas folhas ao meio e cortamos novamente com a dobradeira ou faca, assim teremos as folhas A5, às quais serão dobradas ao meio e   montamos os cadernos que serão costurados intercalando as folhas. Uma folha com um lado rústico para cima e outro para esquerda e a próxima folha invertida, com um lado rústico para baixo e outro para direita, assim ao juntarmos as folhas nos cadernos, todos os lados parecerão rústicos.
Monica Campos.

Vejam alguns exemplos de cadernos com este refile:





Até o próximo post!

Kika.






Um comentário:

  1. Ola kika, adorei a explicação, gostaria de saber se tem como vc posta sobre a costura copta, não conseguir aprender no dia do curso das papeleiras, estou com muitas duvidas.... Obrigado desde já

    ResponderExcluir