sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Tutorial caixa em cartonagem

Olá, pessoas lindas!

Trouxe outro tutorial sobre caixa em cartonagem.
Este veio do blog agulhas magicas e artes que, por sua vez tirou do Portal do Artesanato e está bem detalhadinho, com medidas dos papelões e tudo mais.

Caixa natalina de cartonagem

Materiais:

• Tecido de algodão estampado nas medidas 50 cm de altura x 1,40 m de comprimento
• Tecido de algodão com outra cor, nas medidas 50 cm de altura x 1,40 m de comprimento
• 8 cm de fita fina de gorgorão 
• 40 cm de fita de cetim 
• Cola branca
• Espátula de teflon
• Estilete
• Fita crepe
• Régua
• Rolinho de espuma
• Tesoura

Peças de papelão cinza 2,8mm


• 1 pedaço de papel holler de 20 cm de altura x 25 de comprimento para a base da caixa
• 2 pedaços de 8 cm de altura x 25,9 cm comprimento de papel holler para a frente e o verso (parte de trás da caixa)
• 2 pedaços de papel holler de 7,9 cm de altura x 20,3 cm comprimento para as laterais da caixa
• 1 pedaço de papel holler de 21,1 cm altura x 26,9 cm comprimento para a tampa da caixa
• 1 pedaço de papel holler de 8 cm de altura x 26,9 cm de comprimento para a lombada
• 1,50 m de papel duplex


PASSO A PASSO


Corte 60 cm de altura por 30 de comprimento do tecido de algodão estampado usando tesoura e régua. Em seguida, aplique cola branca na parte externa da tampa da caixa (papel holler de 21,1 cm altura x 26,9 cm comprimento). Espalhe a cola com um rolinho de espuma em uma borda da tampa da caixa e cole o tecido. Repita o mesmo processo aos poucos, para a cola não secar, até revestir a tampa por completo. Então, alise com a espátula, para evitar a formação de rugas.

Passe a espátula na vertical entre os vincos, para fixar o tecido entre a lombada da tampa.

Corte as bordas do tecido em diagonal, rente ao papel, nos quatro cantos da tampa, com a tesoura.

No verso da tampa, aplique cola nas bordas horizontais do papel e cole o excedente de tecido. Repita o mesmo processo para colar o excedente de tecido sobre as bordas verticais.

Posicione 40 cm de fita de cetim na parte da frente da tampa da caixa em diagonal.

Cole as pontas da fita com cola no avesso da tampa. Em seguida, para fixar bem, aplique um pedaço de fita crepe em cada ponta da fita.

Dobre 8 cm de fita de gorgorão ao meio e posicione-a no centro da tampa da caixa 
no sentido horizontal.

Usando fita crepe, fixe a fita de gorgorão no verso da tampa da caixa, conforme imagem.

Corte, com o auxílio do estilete e da régua, 20 cm de altura por 25,9 cm de comprimento de papel duplex. Então, conforme orientações anteriores, corte com a tesoura o tecido da capa estampado com as mesmas medidas, deixando 3 cm de sobra no comprimento. 
Dobre e cole as bordas do tecido sobre o papel duplex (sem colar o excedente de 3 cm). Aplique cola com o rolinho de espuma na parte interna da tampa da caixa (na qual foi fixada a fita vermelha). Então, posicione o papel duplex revestido anteriormente sobre a tampa, de modo que a sobra de tecido de 3 cm de comprimento seja colada sobre lombada interna da tampa. Reforce os vincos verticais da lombada com o auxílio da espátula.

Usando a tesoura, corte um pedaço do tecido estampado de 21 cm de altura x 26 cm de comprimento para a base da caixa. Carregue o rolinho de espuma com cola branca, espalhe sobre ela e cole o tecido. Alise com a espátula, para evitar rugas. 
Corte o excedente de tecido. 
Recorte, com o auxílio de tesoura e régua, o tecido estampado com as seguintes medidas: 
2 pedaços de 8 cm de altura x 25,9 cm comprimento para a frente e o verso, e 2 pedaços de 7,9 cm de altura x 20,3 cm de comprimento para as laterais. Deixe, em cada tecido, 1 cm de sobra na horizontal. 
Revista os recortes de papel correspondentes de acordo com a orientação anterior. Cole a sobra de 1 cm de tecido no verso de cada recorte. 
Vire a base da caixa do avesso e aplique quatro pedaços de fita crepe em cada canto . Aplique cola na borda da base e das laterais , colando umas às outras com o lado do tecido virado para dentro. Prenda com fita crepe, para deixar firme.

Com o auxílio de régua e estilete, corte 3 pedaços de papel duplex: 2 com 7,9 cm de altura x 20,3 cm comprimento (laterais da caixa) e 1 com 8 cm de altura x 25,9 cm de comprimento (frente da caixa). Recorte 3 pedaços de tecido com outra cor nas medidas correspondentes, deixando 1 cm de sobra em cada lateral. 
Aplique cola no papel com o rolinho e fixe o tecido sobre os três recortes. Alise com a espátula e corte em diagonal os quatro cantos do tecido. Vire o papel recortado com a medida da frente da caixa do avesso e aplique cola na borda superior na horizontal. Cole a sobra de tecido sobre o papel e deixe as bordas laterais sem cola. 
Repita o mesmo processo com os recortes da lateral da caixa, mas, nesse caso, cole apenas uma borda de tecido na horizontal e outra na vertical.

Aplique cola com o auxílio do rolinho de espuma na parte da frente da caixa e cole o papel revestido de verde sobre a área correspondente da caixa, posicionando a borda inferior com a sobra de tecido virada para baixo. Puxe para esticar e cole as sobras de tecido nas laterais, conforme imagem acima.

Cole as laterais revestidas com tecido secundário sobre as áreas correspondentes da caixa, de modo que as bordas em que o tecido foi dobrado fiquem nas quinas dianteiras da caixa e o excedente de tecido seja colado na parte de trás e de baixo da caixa, conseguindo, assim, um acabamento perfeito.

Para finalizar, aplique uma camada generosa de cola no fundo da caixa e na lombada da tampa com o rolinho de espuma. Então, centralize a caixa sobre a tampa e cole-a, conforme imagem. Pressione com as mãos.
Ponha pesos dentro da base da caixa para que a colagem fique perfeita.

Caixa natalina de cartonagem


Gostaram?

Até o próximo post!
Kika.

Um comentário:

  1. Adoro fazer esta caixinha !!!!! Linda , obrigada pelo tutorial!!!1

    ResponderExcluir