quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Tutorial refilando os cadernos

Olá, amigo!

Engraçado... eu tinha a certeza que já tinha este pap aqui, mas, me enganei....

Mas, antes tarde, do que nunca!!!!

Então, mais uma vez, quero agradecer à amiga Monica Campos (ex Colocci) pelo pap, que foi retirado daqui.

Vamos lá...

Palavras de Monica...

"Olá, bom dia!
Hoje vou falar um pouco sobre uma dúvida e dificuldade de muitos alunos. Refilar cadernos!
Bem, na verdade, não é tão necessário assim você refilar seus cadernos sempre. Inclusive, isso se torna uma tarefa muito difícil quando não se tem uma guilhotina semi-profissional ou profissional ou uma ferramenta conhecida como plough e uma prensa adequada para isso. 
Você pode experimentar cortar suas folhas com uma dobradeira de osso para dar a elas um ar mais rústico e então não precisa se preocupar com refile de cadernos. Mesmo assim, eu sei que muitos querem um acabamento lisinho das folhas, e sempre recebo perguntas se há como facilitar a vida.
Bem, o que eu sempre digo é que um bom estilete e muita, mas muita prática ajudam bastante. Por falar nisso, me indicaram recentemente em um curso que fiz um estilete de aço da marca Olfa que é divino para cortes precisos e finos, é o Olfa Silver SVR-2 (foto abaixo)!
Olfa Silver
Olfa Silver






Como disse antes, podemos usar guilhotinas profissionais ou semi-profissionais para refilar os cadernos, mas estas são caras e grandes, ocupando muito espaço. Realmente, só aconselho a compra de uma se houver um volume de trabalho muito grande e também não gostar dos cadernos mais rústicos. Pode-se pedir para uma gráfica refilar também, mas não vá levar apenas um caderninho…leve vários e veja antes se eles podem fazer isso para você. 
Outra alternativa é em empresas de fotocópias grandes, geralmente eles possuem estas guilhotinas. Aí você vai dizer, mas Mônica não há uma alternativa mas caseira? Eu respondo que sim, mas tem que treinar! :)
Vou postar um vídeo logo abaixo, é um vídeo caseiro, ok? Não esperem grandes performances da professora como cineasta, eu gravei durante uma aula enquanto ensinava uma aluna o refile manual.
Você vai pegar sua base/tapete de corte, vai prender uma régua de acrílico com fita crepe, de preferência do lado mais espesso voltado para o lado que ficará o caderno, você pode usar um gabarito de encadernação também. 
Alinhe esta régua com uma linha da base/tapete de corte. Coloque o caderno a ser refilado encostado na régua alinhando-o com uma linha da base na parte de baixo dele também. Coloque uma régua, de preferência daquelas que indiquei em um postanterior, sobre o caderno alinhando esta sobre a linha que você quer usar para cortar, aí vai depender da largura que você desejar. 
Na hora do corte você pode usar este estilete que indiquei acima ou um cortador circular…há alunos que se dão melhor com o estilete e outros com o cortador circular, tenho percebido que o circular tem sido mais aceito. 
Você pode usar esta técnica para cortar caderno a caderno e depois costurar ou então costurar tudo e depois refilar, mas lembre-se que em ambos os casos a régua só sai do lugar ao finalizar e a lâmina, tanto do estilete quanto do cortador circular, não pode inclinar, ela tem que estar sempre perpendicular à régua.


Outro ponto importante, no caso de se refilar um caderno grosso com cortador circular, é o diâmetro do cortador circular, quanto mais grosso o caderno maior tem que ser o diâmetro da lâmina, então se você pretende comprar um cortador circular para isso, compre logo um com lâmina de 60 mm de diâmetro que é o maior tamanho que temos disponível no mercado.
Segue abaixo algumas fotos dos materiais que citei neste post.
Plough e prensa
Plough e prensa










Guilhotina Semi-profissional Manual
Guilhotina Semi-profissional Manual













Guilhotina Elétrica
Guilhotina Elétrica










estilete

base de corte



Espero que vocês tenham gostado do post de hoje! Quaisquer dúvidas basta deixar seu recadinho aqui!
Não se esqueçam de visitar a o site da loja Meu Scrap, sua loja online e se quiserem conhecer um pouco mais do meu trabalho podem visitar meu site também!
Boa semana a todos e até semana que vem!!!"
monica_peq



***

Entendeu direitinho? rsrs...

Até o próximo post!
Kika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário