terça-feira, 14 de janeiro de 2014

12 Dicas para Fotografar

Olá, pessoas queridas!

Nós, que estamos na arte manual, dependemos muito das vendas virtuais, não é verdade?
Então, além da qualidade do produto, temos que nos preocupar com a imagem dele na nossa rede social ou loja vitual.

A imagem tem que ter boa iluminação, nitidez, cores bem distribuidas e, o mais importante: um ambiente externo ao produto completamente limpo e convidativo. As pessoas que virem sua imagem devem pensar: "Eu quero isso para mim!"

Então, temos que pensar na qualidade da máquina que vamos usar, no ângulo melhor para a identificação do seu produto, na iluminação, na sombras, no enquadramento da imagem no visor da câmera... e temos que ter um EDITOR DE IMAGEM no nosso PC, lógico!

Temos que preparar toda uma informação visual ali.

O ideal é que tenhamos uma câmera semi profissional de qualidade.
Porém, eu consigo tirar fotos bem nítidas com o iPhone 4S.

Porisso, trago aqui 12 dicas para iniciantes na arte da fotografia... algumas recomendações que achei importante compartilhar.

Fonte: site Hyperfocal

Eis as dicas...

388090 473553542715683 208207450 n 12 dicas básicas de fotografia que todo novo fotógrafo precisa saber.

Todos nós, profissionais ou não, começamos um dia na fotografia. E assim o ciclo vai se repetindo. 
Vai chegar o dia em que um click dentro da pessoa vai falar: “Ei, eu gosto disso, eu gosto de fotografar!”. 
E independente da vontade de ser um profissional ou não, seguindo essas dicas de fotografia você terá mais sucesso no seu objetivo.

Aqui vai: 

Estude. Leia livros sobre fotografias, veja livros de arte e tente sempre pesquisar e obter conhecimento. Isso vale para técnica quanto percepção artística. 

Veja fotos e mais fotos. Mas não vale só passar. Analise cada foto. Veja o que você gosta ou não gosta em cada imagem. Procure fotos de assuntos diferentes, de fotógrafos diferentes. E inspire-se nas que mais lhe chamar a atenção. 

Pense. Faça os seus cliques de maneira pensada. Saiba o que você quer da foto e configure a sua exposição para lhe proporcionar aquilo que você deseja. Se está diante de um ensaio fotográfico ou uma bela paisagem, clique menos e pense mais. 

Esqueça o tratamento. Clique para obter a sua melhor foto, e esqueça do tratamento na hora de fazer a foto. Aprenda a obter uma foto boa direto da máquina. Mais vale uma foto boa na máquina do que 2 horas de tratamento no photoshop ou lightroom. Acredite! 

Tente algo diferente. Sua foto pode impressionar por estar com um ângulo totalmente inusitado. Por isso, evite a foto chata, centralizada e tente inovar. Abaixe o nível da câmera para perto do chão, ou incline a máquina para obter um ângulo diferente da foto. Mas cuidado: faça essa inclinação pensada, ou suas fotos irão cansar quem está vendo a foto. 

Se preocupe com o foco. À não ser que seja sua intenção, uma foto sem foco, bem, não é uma foto. Portanto, preocupe-se em focar no seu objeto e aprenda como tirar uma foto definida (sharp). Se tiver algum animal ou pessoa na foto, foque no olho. Se é uma foto de paisagem, aprenda a utilizar a hiperfocal aqui

Preocupe-se com o enquadramento. Quando for clicar, dê uma olhadinha no viewfinder e tente sempre imaginar a sua foto dependurada na parede. É assim que você gostaria que ela estivesse? Olhe mais. Faça alterações, caso necessário. Clique menos e confira mais o resultado do clique. 

Aproveite a luz natural. Está em um lugar cercado de natureza e belas paisagens? Acorde cedo e saia para fotografar. Sim, os principais fotógrafos madrugam. A luz da manhã e do fim da tarde são mais suaves e utilizadas para grandes fotos. 
Evite clicar à luz de meio dia, pois a luz é muito dura e as sombras muito delimitadas. 
As nuvens podem se tornar um grande soft box também. Dias nublados são ótimos para fazer um céu dramático para a sua paisagem e para tirar fotos de detalhes (uma cachoeira ou um retrato de alguém) com suavidade.

Exemplo de luz natural no final do dia
Clique no modo RAW. Caso sua câmera permita, o modo RAW é o que retém na foto o máximo que sua câmera pode fazer. Aprenda a tratar suas fotos em modo RAW. 

Não perca tempo com o JPG. É sério. 

Compre um tripé. E aprenda a utilizá-lo, claro! É um grande amigo do fotógrafo. A maioria das fotos de natureza são feitos com ele. Tente fazer fotos de longa exposição e saia do comum..

Uso do tripé para fazer longa exposição. 

Aqui, exemplo de foto no dia nublado com luz suave.
"Espere pelo momento decisivo". 

Henri Cartier-Bresson que o diga… Ele é um fotógrafo que fez grande parte do seu espetacular acervo pregando a máxima acima. 
Espere aquele momento da passada da bicicleta, do sorriso da criança, ou algo que fará diferença na sua foto. 

Tente e Experimente! 

Continuando com as célebres frases do Bresson,

As suas primeiras 10.000 fotos serão as suas piores!

hyeresfrance 12 dicas básicas de fotografia que todo novo fotógrafo precisa saber.

***

Outras dicas bem específicas sobre fotografar objetos de perto...

Fonte: Vila do Artesão

PASSO A PASSO

1 – Escolha o lugar mais claro da sua casa, sempre logo cedo pela manhã ou, à tarde, com o sol mais fraco.

2 – Encoste uma mesa na parede

3 – Uma folha de cartolina grande. A cor deverá ser branca.

4 – Fita crepe

Fixe a cartolina na mesa com a fita crepe.

Veja no detalhe.

Fixe a outra extremidade da cartolina na parede, com a fita crepe.

Veja o detalhe.

Posicione o objeto no centro da cartolina, afastado da parede. Quando você elimina detalhes ao redor, você valoriza a peça, por isso o fundo branco, que chamamos de fundo infinito.

Escolha o melhor posicionamento da sua peça, de preferência em ângulo, para que ela não fique chapada e dê noção de profundidade.

A máquina deverá ficar posicionada ligeiramente acima da peça, a uma distância de aproximadamente 1 metro.

A primeira coisa é desabilitar o flash da máquina.
Se você não tem muita experiência, use o modo P da sua máquina, que, de uma maneira simplificada, é o modo semi-automático.

Ajuste o ISO, ou a sensibilidade, para 100 ou 200.

Ajuste o tamanho da sua foto no menu da sua máquina. Alguns modelos aparecem como Qualidade. 
Lembre-se que essa escolha está vinculada ao uso que você dará para essa foto, por exemplo, para Facebook elas podem ser menores, mas, para uma publicação impressa devem ser grandes. Por isso a grande dica é sempre fazer a foto na maior qualidade disponível e, se for o caso, reduzí-la posteriormente, pois, o processo inverso não é possivel.

Pronto, agora tudo já está preparado para a fotografia. Veja como ficou.

 ***          
"A fotografia, como qualquer arte, requer conhecimento dela e de si próprio, você precisa se conhecer para conseguir imprimir seu estilo em cada foto e esse se conhecer leva tempo".  Elisangela Silva 

Até o próximo post!
Kika.

Um comentário:

  1. KIKAAAAAA adorei esse post!! Vai me ajudar bastante nos próximos clics !! Bjaooo