domingo, 8 de dezembro de 2013

Tutorial porta treco casinha de boneca

Olá, amigooooOOo (a)...

Olha que cute cute esta casinha de bonecas em cartonagem!
Ele pode servir de porta treco, cofrinho, enfeite para quarto de menina, enfeite de vitrine de loja infantil, enfim, 1001 possibilidades.

Vamos aprender à fazer?

Fonte: Clube de Artesanato


image


image


Materiais:
Papelão Holler com 3 mm de espessura
Papel cartão
Retalhos de tecido de algodão estampados (popeline)
Fitas Progresso estampadas ref. SS017-001 cor 002 e GTR003-022 cor 001
Cola branca
Pincel e rolinho de espuma
Fita crepe
Linha de costura grossa
Lápis, estilete, tesoura, régua, “fio de cabelo”
Base de corte
Botões decorados


Modo de Fazer:

image
Corte no papelão Holler o perfil da casinha seguindo a foto acima, desenhando os quadrados com 14 x 14 cm e os triângulos que formam o telhado com 10 x 14 cm. Forre esse perfil da casinha com um dos tecidos estampados (o escolhido nesse modelo foi o rosa de poás brancos), cortado com 1,5 cm a mais em cada lado, e faça o acabamento virando o tecido para o lado de dentro e colando.
image

Utilizando o “fio de cabelo”, que é um instrumento de cartonagem feito para cortar os cantos dos papéis e tecidos (veja a foto acima), recorte o tecido e faça o acabamento colando-o, sempre na parte de dentro da estrutura.

image

Recorte e forre um quadrado de cartão com 14 x 14 cm também, como na foto acima.

image
Passe cola nas laterais da casinha, junte as partes e fixe-as com a fita crepe, como na foto abaixo. Fixe também o fundo da casinha, que é o quadrado com 14 x 14 cm recortado e forrado. Deixe a parte forrada com o tecido de bolinhas para dentro da casinha (é o acabamento interno).
image

Posicione a casinha sobre o outro tecido estampado (no modelo, com florzinhas) e recorte, sempre deixando uma margem de 1,5 cm, como na foto abaixo.

image

Cole o tecido recortado no fundo da casinha, passando cola branca com o pincel. Esse tecido irá forrar a parte externa da base da casinha, como aparece na foto abaixo.

image

Após a colagem, aguarde a secagem e prepare as partes de papelão forradas com tecido para fazer o acabamento externo da casinha.

image

Recorte no papel cartão o perfil da casinha e do fundo, e forre-os com os tecidos, com foi feito anteriormente.

image

Cole os acabamentos na lateral da casinha e novamente prenda com a fita crepe para fixar bem, veja a foto abaixo.

image

Enquanto a estrutura da casinha seca (o ideal é deixar de um dia para outro com a fita crepe), prepare a estrutura do telhado. Para fazê-lo você deve recortar dois pedaços de 14 x 16cm no cartão, e colar ambos com um pedaço de papel sulfite, deixando um espaço de 0,5cm entre eles (veja a foto abaixo).

image

Essa estrutura do telhado deverá ser forrada com outro tecido estampado, que também deverá ser recortado com a margem de 1,5 cm para fazer o acabamento interno (veja foto abaixo).

image

Antes de fazer o acabamento da parte de dentro do telhado, fixe a fita estampada da ref. SS017-011, recortando tiras da fita e prendendo-as no lado de dentro do telhado com a fita crepe.

image

Depois forre um pedaço de cartão com 12 x 14 cm com o tecido e cole-o na parte de dentro do telhado, sobre a aplicação das fitas (veja a foto abaixo).

image

Novamente prenda tudo com fita crepe e deixe secar bem, de preferência de um dia para o outro.

image

Com tudo já bem seco, retire os pedaços de fita crepe usados para fixar as partes e monte o telhado na casinha.

image

Para fixar o telhado, aplique a cola quente nas laterais de um dos lados da casinha, posicione o telhado, que também é a tampa e fixe bem (veja a foto abaixo).

image

Ainda com a cola quente, fixe a Fita Progresso da ref. GTR-003 na lateral da casinha e depois utilize-a também para fixar os botões, decorando-a como desejar. Observe as fotos abaixo:

image

image

Faça outras casinhas variando as estampas e cores de tecido, fitas e botões, como nas foto abaixo:

image

Para fazer portas e janelas, faça plaquinhas no papel cartão com o formato desses, forre e enfeite com fitas e miçangas. Depois, cole-os na posição correta.

image


Lindas, não é?

Até o próximo post...

Kika.

3 comentários: